Publicado por: Profª Evelyne | Outubro 24, 2008

O MEU PAÍS…

Na aula de Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa, a professora solicitou aos alunos, todos eles estrangeiros, que redigissem uma composição subordinada ao tema “O meu país”. Eis os textos finais:

Eu sou da Moldávia. A Moldávia é um país grande. A capital da Moldávia é Chisinãu. Chisinãu também é uma cidade muito grande. Eu nasci numa pequena cidade que se chama Ungheni.
Na Moldávia, falamos três línguas: russo, moldavo e romeno. A Moldávia é um país muito verde, mas no Inverno cai neve com um metro de espessura e, no final de Dezembro, todas as árvores têm roupa branca. O clima na Moldávia é muito diferente do de Portugal.
Eu gosto muito do meu país, porque ele é muito bonito. Para mim, é um país ideal, perfeito.
Parascovia Simacova, nº20, 9ºB

Eu sou da Ucrânia. O meu país é grande. Na Ucrânia, há duas línguas: russo e ucraniano. A capital da Ucrânia é Kiev. Kiev é grande e muito bonita. Essa cidade tem muitos lugares de interesse, por exemplo: Pecherskaya Lavra, onde repousam relíquias dos santos, e Kievskiy Sabor que é muito grande e muito bonita – isto é uma igreja.
Eu nasci na pequena cidade de Korostyshev, perto de Kiev. Eu adoro a minha cidade, porque ela é muito verde.
O clima na Ucrânia é diferente do de Portugal. Cada estação é muito diferente e especial. No Inverno, há muita neve. Isso é muito bonito. Celebramos o Ano Novo e o Natal no dia 7 de Janeiro.
A Primavera é muito linda: todas as flores florescem, a neve derrete. No Verão, não há muito calor como em Portugal, mas todos gostam do Verão, porque têm férias. E o Outono, também, é belo: a folhagem de ouro cai na terra e, quando olhamos, para isso, ficamos cheios de emoções.
Isto é uma pequena descrição do meu país.
Maryna Starska, nº18, 9ºB

O meu país de origem é Cabo Verde.
Cabo Verde fica situado na costa ocidental de África e tem dez ilhas, mas uma dessas ilhas é despovoada: a ilha de Santa Luzia. Santiago, Brava, Fogo, S. Vicente, S. Antão, S. Nicolau, Sal, Boavista e Maio são as povoadas. A capital de Cabo Verde chama-se Praia e fica na ilha de Santiago.
A língua mais utilizada em Cabo Verde é o crioulo, mas a língua oficial é o português. As estações do ano são diferentes daqui, porque lá, em Cabo Verde, o Inverno começa no mês de Julho e acaba em Outubro e o resto do ano é Verão, excepto no mês de Janeiro em que faz um pouco frio.
O sistema educativo, também, é diferente, porque os alunos têm menos disciplinas que aqui e, em Cabo Verde, a escola primária vai do 1º ao 6º ano. Os alunos, quando vão para o 7ºano, têm que escolher uma língua estrangeira: Inglês ou Francês, e vamos estudar as duas só quando estamos no 9º ano. Em Cabo Verde, também, há exame do 9º ano, mas é nas disciplinas de História, Geografia e Físico-Químicas. Os alunos não têm aulas de manhã e de tarde, têm de manhã ou de tarde, de Segunda-feira a Sábado (isto do 7º ao 10º ano).
José Júnior Monteiro, nº16, 9ºB

Cabo Verde
Cabo Verde tem dez ilhas, nove povoadas e uma despovoada, e é dividido em dois grupos: Barlavento e Sotavento.
O grupo do Barlavento tem as seguintes ilhas: Santiago, Sal e S. Vicente, entre outras; e o do Sotavento tem as ilhas Brava, S. Nicolau e outras.
Cabo Verde é um país extremamente montanhoso, tem um clima muito quente e tem muitas árvores.
Cabo Verde era governado pelos Portugueses, mas ganhou a independência no dia 5 de Julho de 1975.
Cabo Verde foi descoberto cerca do ano de 1460 por Diogo Afonso, António de Nola e Aristide Pereira.
A capital de Cabo Verde situa-se na ilha de Santiago.
Patrick Monteiro, nº21, 9ºB


Deixe uma Resposta

Categorias

