Publicado por: Profª Evelyne | Dezembro 13, 2008

É NATAL!

O Significado Do Natal natal3

 

O Natal é considerado, actualmente, como sendo a festa religiosa mais importante do ano.

Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi apenas a partir do século IV d. C. que se começou a festejar o nascimento de Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.

Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro prende-se com o facto desta data coincidir com a Saturniana dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno. Sendo estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã.  

 

Sabias que.

 

… o pinheiro de Natal é um dos principais símbolos natalícios e é mais antigo que o próprio  Natal?

Antes do nascimento de Cristo, os povos indo-europeus já utilizavam as árvores com um fim religioso enquanto expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza.
Algumas tribos pagãs da Alemanha consideravam os carvalhos como árvores santas, por isso faziam sacrifícios humanos debaixo dessas árvores oferecendo-os ao deus Odin. Uma das lendas, diz que São Bonifácio, tentando acabar com esse costume pagão, cortou um carvalho. Ao cair, arrastou todas as árvores próximas dele, com excepção de um pequeno pinheiro. Considerou-se que tinha acontecido um milagre, passando o pinheiro a ser símbolo do menino Jesus.
A partir do século XVI, várias famílias alemãs passaram a decorar os seus pinheiros e no século XX, esta tradição alastrou-se por todo o mundo.

 

… a palavra “Presépio” significa “lugar onde se recolhe o gado”?

Foi a partir do século IV que começaram a surgir representações do nascimento de Jesus em pinturas e, no século XIII, mais precisamente no ano de 1223, S. Francisco de Assis celebrou a missa da véspera de Natal não no interior da igreja, mas numa gruta. Para tal, transportou um boi e um burro e feno e colocou as imagens do Menino Jesus, da Virgem Maria e de S. José. 

 

 

… o Pai Natal foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, Arcebispo de Mira, no século IV?

Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse com dificuldades financeiras. Colocava um saco de moedas de ouro na chaminé das casas mais necessitadas.

Foi declarado santo depois de muitos milagres lhe serem atribuídos. A sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e tornou-se conhecido em todo o mundo.

sao-nicolau3O nome do Pai Natal varia de acordo com os países:

Nikolaus (Alemanha); Viejito Pascuero (Chile); Papá Noel (Espanha, Argentina…); Santa Claus (Estados Unidos); Père Noël (França); Father Christmas (Inglaterra); Babouschka (Rússia).

Recolha efectuada pela prof.ª Isabel Santos


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: