Publicado por: Profª Evelyne | Janeiro 23, 2009

VISITA DE ESTUDO A LISBOA

palacioNo dia 24 de Novembro a professora de H. G. P., Maria do Carmo Arquilino, organizou uma viagem de estudo a Lisboa, para nós vermos monumentos ilustrativos da vida dos nossos antepassados, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Palácio Nacional de Queluz.

Por isso acordei cedo e trouxe tudo o que me pediram – especialmente uma grande vontade de conviver e de me divertir aprendendo.

ATENÇÃO DESPERTA!

OLHOS E OUVIDOS BEM ABERTOS!

CURIOSIDADE, À VONTADE!

Os professores apressaram-se a sentarem-nos no autocarro. Espantoso! Estávamos todos! Fomos pontualíssimos! Claro, isto de aulas ao vivo é outra coisa!

Chegou a altura de começarmos a nossa aventura!

Abalámos por volta das 8 horas e  30 minutos, embora estivesse sol sentia-se alguma humidade e a temperatura não deixava esquecer que estávamos no Inverno.

Cá fomos nós…, estrada de Quarteira, Via do Infante, auto-estrada, auto-estrada…auto-estrada. Na Serra do Caldeirão parecia que estávamos a atravessar uma paisagem de conto de fadas. A serra deu lugar à planície alentejana que, cheia de verde, nos fez sempre companhia.

Por volta das 10 horas, fizemos uma paragem numa estação de serviço.

É que o estômago reclama alimento e … a bexiga, alívio.

Depois fizemos outra paragem para almoçar. Eu comi uma sandes de carne com alface, outros deliciaram-se com uma fatia de pizza, outros preferiram brincar…

E… só parámos em Lisboa, no Palácio de Queluz.

Quando íamos a chegar a Lisboa vimos uma cidade ao longe! Era Almada. O trânsito aumentou. Passámos o Rio Tejo através da Ponte 25 de Abril. Finalmente, entrámos na capital. Começou o engarrafamento!

Passámos em frente ao grandioso Aqueduto das Águas Livres, uma obra do tempo de D. João V.

Chegámos então ao Palácio Nacional de Queluz, que é um dos mais conhecidos e visitados monumentos do país. É utilizado como museu, pousada e restaurante, mas serve também de sala de visitas oficiais, onde o Presidente da República recebe os seus convidados mais ilustres.

O Palácio foi mandado edificar pelo Infante D. Pedro III, filho de D. João V, em 1747. Chegou a servir como residência Real e é considerado um exemplar de arquitectura monumental barroca do século XVIII, pela sua decoração rica em azulejos e pinturas murais, talha dourada e lustros de cristal. Tem vários salões, entre os quais se destacam a sala do trono, considerada uma das mais belas do Palácio que possui estátuas douradas de Atlantes (feitas por Silvestre Faria Lobo); a sala dos embaixadores que apresenta uma imagem no tecto da família Real num concerto; a sala do conselho, onde o Rei se reunia com os seus ministros, a sala da música e o quarto D. Quixote, onde nasceu e morreu D. Pedro IV, cujo tecto apresenta desenhos relativos a D. Quixote. Na sala das merendas podem ver-se pinturas representando a família Real em piqueniques, e no corredor das mangas podem ser vistos azulejos do final do século XVIII, com ilustrações de cenas de caça, dos continentes e das estações.

O Palácio tem magníficos jardins, com uma rica vegetação, encontram-se ornamentados com estátuas, lagos, fontes e azulejos… É digno de se ver!

De seguida, entrámos no autocarro e dirigimo-nos para a Torre de Belém, onde fizemos uma pequena visita.

torre-belemA Torre de Belém foi construída na era dos Descobrimentos (quando a defesa da cidade era muito importante). Está repleta de decoração Manuelina que simboliza o poder do Rei, como por exemplo: esferas armilares, cruzes da Ordem Militar de Cristo, elementos naturalistas, etc.

jeronimosDepois fomos lanchar num jardim perto do Mosteiro dos Jerónimos e comprar os famosos e saborosos “Pasteis de Belém”. Vimos, a seguir, o Mosteiro dos Jerónimos, monumento grandioso e espectacular!

Já estava a ficar tarde, era hora de voltarmos, pois estávamos a ficar exaustos. Chegámos a Loulé por volta das 21 horas e 15 minutos, onde a família estava à espera e a caminha também!

É que o dia começou cedo… e convinha descansar bem.

Esta viagem foi magnífica!

 

Nuno Elias – 6º E

 


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: