Publicado por: Profª Evelyne | Janeiro 26, 2009

Ó NINFAS DO SUCESSO ESCOLAR…

À semelhança de Camões, ao invocar as Ninfas do Tejo para realizar a sua obra-prima, Os Lusíadas, os alunos do 9ºB, na aula de Língua Portuguesa, invocaram as Ninfas do Sucesso Escolar. Eis alguns textos:

 

Ó musas do Sucesso Escolar,

Façam para o professor boas notas me dar,

Porque se este ano voltar a chumbar,

Os meus pais vão-me matar.

 

Nos exames, ajudem a tapar,

Para as minhas cábulas poder usar,

Mas se isto não resultar,

Terão de me ajudar a copiar.

 

À pala disto tudo,

De certeza que vou passar,

No fim do ano,

Os quatro e cinco é que estão a dar.

André Pinheiro, nº5

 

 

E vós, minhas Ninfas, minhas forças escolares,

Olhai para mim e vereis,

Dois sentidos perpendiculares,

A um dais força e ao outro enfraqueceis.

 

Sempre olhei para vós como mais um caso sem sucesso,

Nunca eu vos dei muita importância,

Mas agora vos peço,

Dai-me força e vereis a minha constância.

André Santos, nº2

João Raposo, nº14

 

As minhas ninfas devem estar adormecidas,

Porque as minhas notas a negativas são corridas.

Elas estão a falhar,

Porque cheio de negativas estou a ficar.

A minha ninfa chama-se AVC, tem nome de uma doença,

Mas ela é a minha crença.

Se este ano eu não passar, a ela vou culpar,

Uma carga de porrada vai levar que até vai chorar.

João Filipe, nº13

 

Ó vós Ninfas do Sucesso Escolar

Dai-me boas notas sem ter de estudar

Cegai os professores

Para podermos copiar

Evitando a dor e sacrifício

Da porrada que poderíamos levar

 

Dai-nos mais tempo de férias

Pois a escola é aborrecida

Ajudai-nos nestes doze anos de tortura

Para a escola não durar uma vida

André Garcia, nº3

Dinis Gonçalves, nº9

Nicolas Estevão, nº19

 

Eu tenho umas ninfas,

Do Sucesso Escolar,

Elas são de muita ajuda,

Mas tenho que trabalhar.

 

Eu tenho umas ninfas,

Que muitas línguas sabem falar,

Muitas, sim, mas não francês,

Com isso não me podem ajudar.

 

As minhas ninfas gostam de Música,

E também gostam de Arte,

Gostam de todas as disciplinas,

Menos Matemática que é um caso à parte.

 

Agora peço às minhas ninfas,

Que me continuem a ajudar,

Para que tenha boas notas

E de ano poder passar.

Jhon Landsbergen, nº12

 

 

E vós Ninfas da maresia fresca,

Ardentes baloiçares que me prendem,

Criando-me tal força gigantesca,

Estalando e, só vindo assim, acendem

O prazer do conhecimento, pesca

No passar dos anos perdidos que têm

A riqueza interior que se forma

Ao vento. Estudar será a norma.

 André André, nº4

 

 

Às Ninfas do Sucesso Escolar

Ajuda lhes peço

Para o meu sonho concretizar

Sonho esse de melhor viver

Para no futuro poder dizer:

Estudar para uma melhor vida ter!

 

Numa vida a bem viver

Contente por analfabeto não ser

Português, língua especial

Que apesar de difícil

Glorificada será até ao final!

Beatriz Mendonça, nº7

Hélder Andrade, nº10

 

 

 

 Também  a Mónica Lopes, do 9ºE, invocou as suas Ninfas do Sucesso Escolar.

E vós Cábulas minhas, pois criado

Tendes em mim uma nova engenheira de engenho,

Se sempre com verso pequeno e sem ser apanhada

Foi de mi alegre papelinho de empenho.

Dai-me o som alto e sublimado da licenciatura,

num estilo grandíloco mas coerente,

Par que não meta água na construção

E Minerva não tenha um ataque de coração.

 

 

Dai-me o arrojo da construção assegurada,

E que seja resistente ao próprio vento,

Para que os prédios não conheçam a derrocada

Por falta de ferro ou de cimento.

Dai-me, também, a glória afamada

Dos que sabem fazer o momento,

Mas livrai-me sempre da sorte sinistra,

De um dia chegar a primeira ministra. 

 

 


Responses

  1. Gostei imenso deste espaço!!!
    Cada vez este tipo de projectos é mais uma “ferramenta” didáctica e uma mais valia!!!
    Continuem.
    Eu também sou coordenadora de um projecto de saúde. Alguns projectos podem ser visitados em:
    http://crescercomsaude.wordpress.com/


Deixe uma Resposta

Categorias

