Publicado por: Profª Evelyne | Fevereiro 26, 2009

VISITA DE ESTUDO À RTP E À RÁDIO RENASCENÇA

No mês de Janeiro, os alunos das turmas A e B do 8º ano tiveram oportunidade de visitar as instalações da RTP e da Rádio Renascença.                                                                                                                     Duas alunas contam-nos como decorreram as visitas.

No dia 15 de Janeiro, a nossa turma, 8ºA, foi a Lisboa numa visita de estudo 8c2baartpe1à RTP e à Rádio Renascença. Saímos da escola por volta das seis horas e dez da manhã. Fomos acompanhados da nossa Directora de Turma, a professora Paula Currito, e o professor de Ciências Naturais, professor Adelino Freitas. Fizemos uma paragem no caminho para Lisboa. Por volta das dez horas, chegámos às instalações da RTP. Quando lá chegámos, o senhor que nos fez a visita guiada apresentou-se: o seu nome era Rui. Mal a visita começou, encontrámos a senhora que traduz alguns programas para linguagem gestual, até nos ensinou a dizer “Bom dia Portugal” em mímica! Depois, fomos ver o estúdio onde produzem os programas relativos às notícias. No corredor, encontrámos o jornalista que tinha acabado de apresentar o programa “Bom dia Portugal”, estava irreconhecível com tanta maquilhagem! Nos mesmos estúdios, vimos o cenário do “Telejornal” e as régies que são fundamentais para a realização de um programa de noticiário. Ainda na RTP, também vimos o estúdio dos concursos “Jogo Duplo” e “O preço certo”, estes são menores do que imaginamos! Fomos também ao estúdio dos programas “Portugal no coração” e “Sociedade civil” ; neste último, tomámos o lugar de apresentadores. Foi divertido! No corredor, encontrámos as apresentadoras Isabel Angelino e Tânia Ribas de Oliveira, que foram muito simpáticas! Também na RTP, visitámos a rádio e vimos o apresentador Júlio Isidro. Passámos a hora de almoço no centro comercial Vasco da Gama. Alguns alunos e até os professores fizeram compras! Pela tarde, fomos à Rádio Renascença. A viagem para lá não foi muito agradável, pois tivemos que andar nas ruelas de Lisboa à chuva. A nossa sorte foi que alguns alunos vieram prevenidos com um guarda-chuva! Na Rádio Renascença, uma senhora levou-nos ao auditório; lá, fez uma breve introdução à visita, explicou algumas coisas referentes às estações de rádio do grupo Renascença (Sim, RR, RFM e Mega FM) e os respectivos programas. Depois, fomos conhecer os estúdios da Mega FM. Esta rádio tem um público-alvo jovem e ainda não tem emissor no Algarve. Nesse estúdio, quem nos explicou o que lá se fazia e como funcionava foi uma senhora muito simpática chamada Teresa. Ela até deixou o Ruben e o João fingirem que estavam a apresentar um programa de rádio. De seguida, descemos até um estúdio onde gravavam alguns programas da Rádio Renascença. Depois da visita à Rádio Renascença, voltámos à escola. Acho que a visita foi muito interessante e que toda a gente gostou. 

Eloísa Dias, 8ºA

8c2babrtpe1No passado dia 29 de Janeiro de 2009, a nossa turma, 8ºB, fez uma visita aos estúdios da RTP e da Rádio Renascença em Lisboa.

Partimos de Loulé por volta das 6h30m, para chegar ao primeiro lugar a visitar: a RTP. Chegámos entre as 10h e as 10h30m e iniciou-se a visita pelos estúdios da Antena 1, 2 e 3. O senhor que fez a visita guiada explicou-nos um pouco da história de como “nasceu” a RTP.

De seguida, visitámos outros locais relacionados como a RTP África, entre outros. Depois, fomos a alguns estúdios em que são gravados programas vulgarmente conhecidos, como por exemplo, o estúdio em que é gravado o Portugal no Coração, Sociedade Civil e Jogo Duplo, inclusive pudemos reparar que no mesmo estúdio onde é gravado o Jogo Duplo também é gravado o Preço Certo. Também visitámos estúdios onde são gravados os noticiários.

Por fim, fomos à Régie e com isto tudo chegou a hora de almoçar. Fomos ao Centro Comercial Vasco da Gama, onde almoçámos e ainda houve quem fosse ver umas lojas e comprar alguma coisa.

Às 14h30m, saímos do centro comercial e seguimos em direcção à Rádio Renascença, onde nos divertimos bastante e visitámos algumas estações relacionadas com a Renascença, uma delas a MegaFM. Depois disto, fomos para o auditório onde são feitos os concertos para a rádio. E deu-se por terminada a visita após um pequeno diálogo com a guia. Regressámos ao autocarro e voltámos para Loulé. Quando chegámos eram 20h15m. E assim terminou a nossa visita.

 

Andreia Sofia, 8ºB

 

O conhecido jornalista José Alberto Carvalho, que se encontrava nas instalações da RTP, distribuiu autógrafos aos alunos do 8ºA.

jornalista

 autografo


Deixe um comentário

Categorias