Publicado por: Profª Evelyne | Fevereiro 26, 2009

VISITA DE ESTUDO À RTP E À RÁDIO RENASCENÇA

No mês de Janeiro, os alunos das turmas A e B do 8º ano tiveram oportunidade de visitar as instalações da RTP e da Rádio Renascença.                                                                                                                     Duas alunas contam-nos como decorreram as visitas.

No dia 15 de Janeiro, a nossa turma, 8ºA, foi a Lisboa numa visita de estudo 8c2baartpe1à RTP e à Rádio Renascença. Saímos da escola por volta das seis horas e dez da manhã. Fomos acompanhados da nossa Directora de Turma, a professora Paula Currito, e o professor de Ciências Naturais, professor Adelino Freitas. Fizemos uma paragem no caminho para Lisboa. Por volta das dez horas, chegámos às instalações da RTP. Quando lá chegámos, o senhor que nos fez a visita guiada apresentou-se: o seu nome era Rui. Mal a visita começou, encontrámos a senhora que traduz alguns programas para linguagem gestual, até nos ensinou a dizer “Bom dia Portugal” em mímica! Depois, fomos ver o estúdio onde produzem os programas relativos às notícias. No corredor, encontrámos o jornalista que tinha acabado de apresentar o programa “Bom dia Portugal”, estava irreconhecível com tanta maquilhagem! Nos mesmos estúdios, vimos o cenário do “Telejornal” e as régies que são fundamentais para a realização de um programa de noticiário. Ainda na RTP, também vimos o estúdio dos concursos “Jogo Duplo” e “O preço certo”, estes são menores do que imaginamos! Fomos também ao estúdio dos programas “Portugal no coração” e “Sociedade civil” ; neste último, tomámos o lugar de apresentadores. Foi divertido! No corredor, encontrámos as apresentadoras Isabel Angelino e Tânia Ribas de Oliveira, que foram muito simpáticas! Também na RTP, visitámos a rádio e vimos o apresentador Júlio Isidro. Passámos a hora de almoço no centro comercial Vasco da Gama. Alguns alunos e até os professores fizeram compras! Pela tarde, fomos à Rádio Renascença. A viagem para lá não foi muito agradável, pois tivemos que andar nas ruelas de Lisboa à chuva. A nossa sorte foi que alguns alunos vieram prevenidos com um guarda-chuva! Na Rádio Renascença, uma senhora levou-nos ao auditório; lá, fez uma breve introdução à visita, explicou algumas coisas referentes às estações de rádio do grupo Renascença (Sim, RR, RFM e Mega FM) e os respectivos programas. Depois, fomos conhecer os estúdios da Mega FM. Esta rádio tem um público-alvo jovem e ainda não tem emissor no Algarve. Nesse estúdio, quem nos explicou o que lá se fazia e como funcionava foi uma senhora muito simpática chamada Teresa. Ela até deixou o Ruben e o João fingirem que estavam a apresentar um programa de rádio. De seguida, descemos até um estúdio onde gravavam alguns programas da Rádio Renascença. Depois da visita à Rádio Renascença, voltámos à escola. Acho que a visita foi muito interessante e que toda a gente gostou. 

Eloísa Dias, 8ºA

8c2babrtpe1No passado dia 29 de Janeiro de 2009, a nossa turma, 8ºB, fez uma visita aos estúdios da RTP e da Rádio Renascença em Lisboa.

Partimos de Loulé por volta das 6h30m, para chegar ao primeiro lugar a visitar: a RTP. Chegámos entre as 10h e as 10h30m e iniciou-se a visita pelos estúdios da Antena 1, 2 e 3. O senhor que fez a visita guiada explicou-nos um pouco da história de como “nasceu” a RTP.

De seguida, visitámos outros locais relacionados como a RTP África, entre outros. Depois, fomos a alguns estúdios em que são gravados programas vulgarmente conhecidos, como por exemplo, o estúdio em que é gravado o Portugal no Coração, Sociedade Civil e Jogo Duplo, inclusive pudemos reparar que no mesmo estúdio onde é gravado o Jogo Duplo também é gravado o Preço Certo. Também visitámos estúdios onde são gravados os noticiários.

Por fim, fomos à Régie e com isto tudo chegou a hora de almoçar. Fomos ao Centro Comercial Vasco da Gama, onde almoçámos e ainda houve quem fosse ver umas lojas e comprar alguma coisa.

Às 14h30m, saímos do centro comercial e seguimos em direcção à Rádio Renascença, onde nos divertimos bastante e visitámos algumas estações relacionadas com a Renascença, uma delas a MegaFM. Depois disto, fomos para o auditório onde são feitos os concertos para a rádio. E deu-se por terminada a visita após um pequeno diálogo com a guia. Regressámos ao autocarro e voltámos para Loulé. Quando chegámos eram 20h15m. E assim terminou a nossa visita.

 

Andreia Sofia, 8ºB

 

O conhecido jornalista José Alberto Carvalho, que se encontrava nas instalações da RTP, distribuiu autógrafos aos alunos do 8ºA.

jornalista

 autografo


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: