Publicado por: Profª Evelyne | Maio 19, 2009

VISITA DE ESTUDO A LAGOS

No dia 27 de Março, no âmbito da disciplina de História, a nossa turma (8ºB) foi a Lagos com o marinaobjectivo de aprendermos mais sobre a difícil vida dos marinheiros portugueses no tempo dos Descobrimentos e também para nos enriquecermos culturalmente acerca da cidade.

De início, a nossa turma, acompanhada pelas professoras Alzira Mestre e Elsa Cassandra, foi visitar a Caravela Boa Esperança, uma réplica das caravelas do século XV.  O senhor que lá estava mostrou-nos várias coisas e falou-nos de várias curiosidades da altura. 
caravelaEste  explicou-nos que a Caravela em que nos encontrávamos era um autêntico barco de corrida da antiguidade, podendo, devido às suas velas, suportar ventos fortes vindos de inúmeras direcções e grandes tempestades em alto mar. Levava pouco mais de 25 tripulantes a bordo e, muitas vezes, transportava uma carga excessiva. Os marinheiros passavam mais de um ano enfiados naqueles barcos sem terem sequer uma cama ou uma casa de banho. Dormiam no soalho ao ar livre, juntamente com os animais que levavam (galinhas, cabras e porcos).           Como a esperança média de vida era reduzida (cerca de 30 anos), os marinheiros começavam as suas “carreiras” muito novos, tornando-se profissionais por volta dos 12-13 anos. 
barco interiorApós uma longa explicação acerca da vida destes marinheiros e um “passeio” dentro da  Caravela, saímos e fomos almoçar. 
Em seguida, fomos a pé pelas ruas de Lagos onde pudemos ver uma estátua do rei D. Sebastião, estátua da autoria de Leopoldo de Almeida e que levantou grande polémica, pois representa o rei bastante efeminado… 
Continuando o nosso percurso, tivemos também oportunidade de ver casas que, para se aproveitar o máximo de espaço possível, se prolongavam por cima das ruas, formando passagens  em arco. 
Chegados ao Museu Municipal de Lagos, a guia mostrou-nos a Igreja de Santo António que foi  restaurada devido à ocorrência do grande terramoto de 1755, que abalou toda a cidade. Este terramoto foi mais conhecido por ter destruído a baixa de Lisboa, mas Lagos  foi a cidade mais afectada. Esta igreja foi inicialmente construída no reinado de D. João V e reconstruída  sob orientação de Hugo Beaty, comandante do regimento de Lagos. Ao centro, encontrava-se precisamente a lápide deste irlandês, que se apaixonou por esta igreja de tal forma que decidiu abandonar a religião protestante para se tornar católico e para aqui poder ser sepultado.                                                                                                                                            FortalezaAs paredes da igreja  encontravam-se todas cobertas de talha dourada, decorada com anjinhos, cachos de uva, aspectos do quotidiano e, em volta, encontravam-se quadros que simbolizavam os vários milagres de Santo António e ainda azulejos azuis e brancos, característicos do estilo barroco. O tecto era de madeira e simulava uma  abóbada que continha  uma pintura em perspectiva que continuava de certa forma a parede real, tendo um enorme escudo português a realçar todo o espaço.  
Após termos visto a igreja de Santo António, continuámos a visita por um anexo ligado à igreja onde foi possível vermos os paramentos com fio de ouro utilizadas pelos antigos padres, antigas moedas, a carta de foral de Lagos e ainda um quadro com perspectiva e naturalismo, em que as figuras estavam sempre viradas para nós, por mais que nos movimentássemos!  
Visitámos também o Forte da Bandeira e assistimos a um breve documentário sobre a vida a bordo das caravelas do século XV. 


 Gostei muito desta visita pois permitiu que conseguíssemos “entrar” de uma forma fácil e divertida na vida desta época.  

Texto: Nicol Guerreiro, 8ºB

Fotografias: Tiago Gomes, 8ºE


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: