Publicado por: Profª Evelyne | Junho 12, 2009

ESCOLA MULTICULTURAL: “Que desafios?”

CriançaNo passado dia 28 de Maio teve lugar, na escola E.B. 2,3 eng.º Duarte Pacheco, a apresentação à comunidade do projecto desenvolvido pela turma D do 9º ano, em Área de Projecto, com a professora Aurélia Fernandes, cujo tema foi “Escola multicultural: Que desafios?”

Do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo resultou um calendário de actividades e respectiva avaliação contínua e sistemática que passou pela apresentação dos trabalhos de todos os grupos à turma e culminou com um programa de actividades diversificadas que se estenderam por todo o dia de quinta-feira. A saber:

Da parte da manhã – Mostra de jogos tradicionais de vários países, onde participaram alunos dos 3º e 4º anos da professora Susana da Escola Mãe Soberana e uma turma do 5º ano e outro do 6º ano da escola sede.

À tarde, teve lugar uma Mesa redonda sobre o tema do projecto que contou com a presença de diversas entidades ligadas, directa ou indirectamente, a projectos no âmbito da integração de alunos estrangeiros no meio escolar. Participaram neste debate as Drª Ana Vidigal, presidente da FRAPAL, Ana Rita Viegas do CLAI de S. Brás, Marian Melentii da associação DOINA, Mariana Figueiras da LUDO RODAS, Sanda Ciorba, encarregada de educação romena e representante do Cônsul da Roménia no Algarve e o Dr Carlos Fernandes, presidente da CEI. Moderaram o debate as alunas Maria Estevens e Neiza Semedo.

À noite, a finalizar, teve lugar um espectáculo de música e dança internacionais e um desfile de trajes internacionais pelas alunas da turma e por meninas convidadas da turma do 6º F. A apresentação do espectáculo esteva a cargo dos alunos Alexandra Ciorba e Fábio Otero.

Abrilhantaram a noite os grupos de dança Tropical Kids, rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, alunas da professora Annette Almeida, Doina (música e dança romena/moldava), cantares da Ucrânia e  Capoeira da Associação Companhia da Capoeira Contemporânea de Faro.

A documentar esta noite multicultural não faltaram os stands alusivos aos vários países, trabalhados pelos alunos e respectiva mostra gastronómica, autêntico festival de sabores, onde todos puderam petiscar e provar especialidades e sabores do mundo.

Este projecto só foi possível graças ao apoio e colaboração de todos os parceiros citados e outros indirectamente envolvidos, à Direcção da escola e, um destaque particular, à Câmara Municipal de Loulé.

A todos, o nosso reconhecimento.

Aurélia Fernandes


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: