Publicado por: Profª Evelyne | Dezembro 29, 2009

O Natal na Roménia

Sormale

A Roménia é um país que se situa no sudeste da Europa. Tem cerca de 19 milhões de habitantes e a sua capital é Bucareste. Este país orgulha-se dos vários lugares maravilhosos onde se pode desempenhar muitas actividades físicas e culturais e saborear inúmeras iguarias.
Uma das festas mais importantes é o Natal pelo que os cidadãos romenos se preparam para a festa do nascimento de Cristo, mas é, também, a altura certa para as famílias e os amigos se reunirem. As músicas tradicionais, as prendas, a árvore de Natal, a companhia das pessoas e a neve são os elementos que não podem faltar nesta quadra. É a época mais trabalhosa para as mães e os chefes de cozinha de todos os restaurantes. As famosas sormale não podem faltar à mesa. Este prato é composto por carne de porco moída, cenoura, cebola e tomate que, depois, será embrulhado em folhas de couve. A mãmãliga, carne de porco cozida e frita, a sopa de galinha e vários tipos de bolo também estão presentes na mesa de Natal em qualquer família romena.
Dia 6 de Dezembro, celebra-se o São Nicolau. Este dia é muito esperado pelas crianças porque têm que preparar as botas, ou seja, devem estar bem limpas e postas ao pé da porta, à espera do São Nicolau para ele pôr as prendas. Nesta época também se pregam partidas. Os pais, como são os mais velhos e deixaram de acreditar nesse santo, recebem nas suas botas batatas, cebolas e cenouras.
No dia 24 de Dezembro, as famílias fazem a árvore de Natal, preparam as especialidades gastronómicas e as crianças vão cantar de porta em porta canções sobre o nascimento do menino Jesus. Depois do dia de Natal, dia 25, desembrulha-se as prendas distribuídas pelo Pai Natal que, normalmente, são doces, roupa, livros e brinquedos. Os romenos têm o hábito de pendurar os doces na árvore de Natal.
No dia 31, o último dia do ano, as pessoas vão disfarçar-se de bichos feios, ursos, cabras, raposas e outras personagens que as pessoas inventam. Estes vão para a casa dos vizinhos cantar e representar o seu papel com o objectivo de encantar e, claro, receber algum dinheiro em troca ou frutos.
As pessoas mais velhas celebram o Natal no dia 7 de Janeiro devido às velhas tradições, mas, normalmente, o Natal é celebrado nos dias 25, 26 e 27 de Dezembro.
Várias famílias levam o champanhe e os copos para a rua onde, normalmente, há algum concerto na baixa da cidade. Ao tocar da meia-noite, milhares de pessoas abraçam-se e celebram o Ano Novo.
As tradições são muito importantes para os nativos da Roménia visto que elas nunca se perdem, são sempre transmitidas de geração em geração.

Elena Strat, 8ºE


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: