Publicado por: Profª Evelyne | Dezembro 29, 2009

O Natal na Ucrânia

Uma das celebrações mais importantes da Ucrânia, incluídas no calendário dos feriados religiosos, é sem dúvida o Natal, comemorado a 7 de Janeiro, segundo o calendário velho.
A véspera de Natal é chamada Sviaty-Vetchir (noite santa). Neste dia, os ucranianos dedicam-se somente à preparação da Ceia de Natal.
Muitos são os pratos que compõem a mesa festiva, confeccionados à base de vegetais, frutas, peixe, gorduras e cogumelos. Exemplos disso são os pratos típicos: o borstch, o varenyky, o golobtsi e muitos outros.
O primeiro prato a ser servido é o kutiá. É feito com dois ingredientes de extrema importância: o trigo, que simboliza a eternidade e a riqueza, e o mel, a felicidade. Antigamente, havia uma tradição ligada ao kutiá, que era o costume de lançar uma colherada de kutiá ao tecto: se ele ficasse colado, o ano seria próspero.
Na mesa festiva, encontram-se doze pratos diferentes, que simbolizam os doze apóstolos de Jesus Cristo ou que, em épocas pagãs, representavam os doze meses do ano. No centro da mesa, é colocado o kolatch, um género de pão doce. Nalgumas regiões, este pão é entrelaçado, constituído por três pães em círculo, colocados uns sobre os outros, com uma vela no centro. Simbolizam a Trindade e a sua forma circular significa a eternidade. A vela, por sua vez, exprime que Jesus é a luz do mundo.
Nalgumas regiões, a mesa também é decorada com o didukh, um pequeno feixe de trigo, centeio ou aveia, decorado de forma especial, como símbolo de prosperidade, que é colocado na cabeceira da mesa. A Ceia começa quando aparece a primeira estrela no céu, o que significa que Jesus nasceu e os membros da família cumprimentam-se pronunciando a expressão “Kristos Narodevsa!”, que significa “Cristo já nasceu!”.
Após a Ceia, a mesa é deixada com o resto dos alimentos e coberta com uma toalha branca até à manhã de Natal. Este ritual serve para homenagear os antepassados que, segundo a crença, devem ser lembrados nesta noite. Os pratos devem ser saboreados, mas nunca ingeridos até ao fim, pois, segundo a tradição, aqueles que já faleceram regressam para a Ceia.
Por todo o país também podem ser ouvidas as canções populares mais antigas da Ucrânia, as Koliadkas e Stchedrivkas, que podem abordar diversos temas, sendo dedicadas à família, à história, aos reis, etc. Na véspera de Natal, após a Ceia, a família reúne-se e canta Koliadkas e Stchedrivkas que têm subjacentes temas religiosos, como o nascimento de Jesus. No dia de Natal, as crianças e os jovens andam de casa em casa e, antes de entrarem, cantam Koliadkas e Stchedrivkas e encenam pequenas representações teatrais que se chamam Vertep.

Igor e Iryna Dydyk, 8ºE


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: